terça-feira, 15 de março de 2011

Ditos de mulher e homem

- Que fizeste de meu choro?

Sequei-o na guerra
Secou-me no leite

- Que fizeste da minha chaga?

Sarei-a no soldo dado
Sarei-a no pão cozido

- Que fizeste dos meus olhos?

Ceguei-os na tua carne
Ceguei-os no teu bastão

- Que fizeste dos meus filhos?

Dei-lhes a morte nas saias
Dei-lhes a morte nas armas

- Que fizeste às minhas mãos?

Cortei-as na minha fome
Cortei-as na tua fome

- Que fizeste às entranhas?

Tirei-te os filhos de mim
Tirei-te os filhos de nós

- Que fizeste dos meus ossos?

Esmaguei-os de peso morto
Parti-os para que os meus fossem

- Que fizeste da minha alma?

Dei-a de caçar aos outros
Dei-a de comer aos nossos

- Que fizeste do meu amor?

Enfeite que levo à roda
Cama de mal e vergonha

- Que fazes?

Espero morrer sabedora
Espero morrer sem ser morto.

27/ 6/ 71
Novas cartas portuuesas
Maria Isabel Barreno
Maria Teresa Horta
Maria Velho da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário