quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dia das Mães, Dr. Parnassus e saudades


Assim foi, nada convencional, o domingo que passou por essas bandas de cá. Não haveria nada de convencional em um Dia das Mães com homenagens, presentinhos, almoço em família. Depois cinema com o namorado, para marcar aquela presença. Mas esse foi. Convencional e bom demais.
Primeiro porque o almoço das mães juntou as moças da MINHA família e da MINHA FUTURA família. Mãe, avó, tia e sogra reunidas. Bonitinho, gostei. Gostamos, eu acho.
Segundo porque, pulando etapas, o final do dia acabou com saudades. Mas isso é bem típico de domingo, dia semanal da saudade. Dez horas da noite, indo, Mari. - Vai com Deus, meu amor. Bom trabalho, até daqui 15 dias. Saudade...
Mas o domingo foi danado de bom MESMO por conta do Dr. Parnassus. O imaginário mundo do Dr. Parnassus.
Fomos nós para o cinema pensando em assistir mais um filme DO Johnny Depp, cheios de expectativas, é claro (porque a Alice no País das Maravilhas deixou a desejar... pelo menos por aqui). Que nada! O MUNDO é um filme COM o Johnny Depp, COM o Heath Ledger e COM otras cositas más. Fantástico. É assim: um homem, , Dr. Parnassus, faz um trato com Mr Evil (God's away, super a calhar!!!!). O Diabo perde a aposta e, em troca, Parny é tornado imortal. 1.000 anos depois, volta o Mal para buscar a dívida de uma outra aposta, dessa vez vencida: sua filha, que agora tem 16 anos. Basicamente é isso. Isso que, através do espelho, nada tem de básico. Dr. Parnassus, minha gente, entra no imaginário, na imaginação das pessoas. Ou melhor: as pessoas são quem entram em suas próprias e respectivas imaginações através do Doutor. Fantástico.
Mas aí vão dizer: já vi mais ou menos isso em alguns lugares: tem a Alice no mundo dos espelhos, tem o Quero ser John Malcovich, tem mil coisas. Tem, sim, ok. Mas coisas LINDAS, imagens plasticamente PERFEITAS, ENCANTADORAS e que fizeram o meu domingo sair da monotonia... Eu não achei em lugar nenhum.
Claro que tem muito mais coisas além dessa sessão de elogios. Dá para passar o Dr. Parnassus na escola, pra ver com os amigos, com a família, com o namorado... sozinha, então, uma beleza.

Recomendo MUITO!

E, já que por aqui não assumimos a postura de críticos de cinema, apenas escrevinhamos sobre gostos e afins, missão cumprida.

2 comentários:

  1. caramba, acabei de ver esse filme!!!
    muito bom mesmo, os atores, os cenários, a história, tudinho!
    tb recomendo

    ResponderExcluir
  2. ah, mais uma coisinha, Johnny Depp foi o melhor substituto, concorda??
    e não é pq sou fanzoca não!!

    ResponderExcluir