sábado, 23 de janeiro de 2010

Hable con ella


Depois de ter hablado con ella, depois da conversa profético-salvadora, resolvi ir pegar um filminho. Deveres acadêmicos à parte, fui hablar com mais um do Almodóvar, e descobri, mais uma vez, que eu tenho andando por lugares errados. Citando Borges, "o jardim de veredas que se bifurcam" está me confundindo e eu, tolinha, sei lá pra onde estava indo!

Fato foi que eu peguei, adivinha, Fale com ela. Dia desses tinha assistido Volver e achei o máximo! Adorei as cores, o exagero, o roteiro... Achei tudo muito de gente, sabe, sem o "you know, maaaaaaan", ai que saco, de Hollywood.

Fale com ela é O FILME! E o Tim Burton, rei dos exageros, que eu amooo, desculpa, está cedendo lugar ao Almodóvar. Se achei o Volver família, coisa de gente, Fale com ela achei divinamente gente. Psicologicamente perfeito, humanamente falho, com escrúpulos de gente normal. E a relevância que ele dá à mulher, cá entre nós, é muito excelente! Hable con ella, mais que imperativo... é uma necessidade que permeia todo o espaço do filme. É tudo delicadamente exagerado, como nós, mulheres.

No dia que eu for dona de uma escola, vou dividir as turmas de Ensino Médio em meninos e meninas, e fazer uma sessão de cinema bastante educativa: Fale com ela, filme de Mulher, independente do sexo, para os meninos; Clube da luta, filme de Homem, independente do sexo, pras meninas. Independente do sexo, acho que é um bom método de formar Homens e Mulheres. Com maiúscula!


4 comentários:

  1. Pô, não vi Clube da Luta. Então não sei metade da sua história. Mas de Almodóvar eu entendo um pouco. Fico impressionado como ele entende de mulheres (independente do sexo). Como são ricas as personagens dele. Acho que nada supera Tudo sobre minha mãe, o meu favorito, é óbvio. Vi recentemente Abraços Partidos. É triiiiiiiiiste, mas é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Criatura, esqueci de te falar. Tenho VÁRIOS filmes DELE (todos os que entraram em comércio por aqui). Por que não pega emprestado? Pra você eu empresto. bjos.

    ResponderExcluir
  3. Papo interno:

    Amiga, será que não somos mimimi por que nossas mães nos criaram ou por que nosso caráter foi/é formado por Almodóvar?!?!

    Bela questão!

    ResponderExcluir
  4. Mari,

    Almodóvar está para o cinema, assim como Chico Buarque está para música: OS DOIS DECIFRAM O UNIVERSO FEMININO com perfeição !

    Bjs, Vv.
    extraviodemim.blogspot.com

    ResponderExcluir